Trazemos para você esse informativo feito pela MSA Do Brasil:
Recentemente houve uma atualização da norma técnica ABNT NBR 8221 – Capacetes de segurança para uso ocupacional – Especificação e métodos de ensaio, da versão 2003 para a versão 2019.
As atualizações em relação aos ensaios e marcações exigidos pela nova versão da norma foi planejada pelos fabricantes para ocorrerem conforme os ensaios obrigatórios para atualização ou obtenção de CA ou conforme a auditoria anual de manutenção da certificação.
Neste momento, nenhum dos 2 únicos laboratórios disponíveis no Brasil (Falcão Bauer e Labsystem) que realizavam ensaios pela versão 2003, estão aptos para realizarem os ensaios de acordo com a nova versão da normativa, estando ainda em fase de adequação e acreditação.
A Animaseg e os fabricantes, preocupados com esse atraso dos laboratórios, estavam procurando alternativas junto ao MTE desde o início deste ano, através de reuniões on-line e uma reunião presencial que ocorreu em Brasília no mês de Julho/24, quando foi solicitada a prorrogação dos CAs com vencimentos para 2024 e também das avaliações anuais das manutenções destes EPIs.
Em 08/08/24 foi emitida pelo MTE a Nota Técnica SEI nº 4340/2024/MTE, em resposta à Animaseg, indeferindo a prorrogação dos CAs e das avaliações de manutenções e apresentando a alternativa para os fabricantes de realizar os ensaios em laboratórios fora do país, de acordo com a norma ANSI Z89.1, norma esta que foi utilizada como referência para a versão 2019 da NBR 8221.
Levando em consideração este cenário atual, foram esclarecidos os seguintes pontos: